domingo, 17 de outubro de 2010

Dacon

A Dacon foi fundada no início dos anos ´60, pelo saudoso Paulo Goulart, engenheiro mecânico de formação (e que, segundo o folclore automobilístico, nunca foi buscar seu diploma no Mackenzie, onde se formou) juntamente com seus irmãos, Godofredo e Fábio .

Paulo foi responsável não só por esportivos interessantíssimos, mas também por uma das principais equipes de ponta no automobilismo brasileiro, correndo com os seus preparadíssimos, e também tecnológicamente avançados Karmann-Ghia/Porsche. Estes Karmann-Ghia, já naquela ocasião, ostentavam peças fundidas em alumínio, carroceria, portas e capôs em fibra de vidro, vidros plásticos, tudo visando aliviar seu peso, sem contar com a fantástica mecânica advinda dos Porsche 356 e do poderoso 904.

Nestes carros, pilotos como Wilsinho e Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Maneco Combacau, Rodolpho Olival Costa, Carol Figueiredo, Totó Porto e Anisio Campos - entre outros - obtiveram vitórias em todos os circuitos brasileiros, salvo nas 1000 milhas, que nunca foram vencidas pela Equipe Dacon.

( clique aquí para conhecer mais sobre a equipe Dacon e seus Karmann-Ghia Porsche )

Estas performances incríveis nos Karmann-Ghia serviu como carta de recomendação para que a Dacon viesse a ser a Distribuidora Oficial da Porsche no Brasil por muitos anos, fato que chamou atenção de outras marcas como British-Leyland, BMW, Maserati e Citroën, que também foram representadas pela Dacon e suas subsidiárias (Promissão).

Mas quem, com mais de 40 anos de idade, não se lembra daqueles Passat´s feitos e equipados pela Dacon? Com seus frisos pretos, bancos e interiores de couro, vidros verdes elétricos, volantes ingleses Moto-Lita, tetos solares corrediços - também importados da Inglaterra (... e aquelas "polainas sanfonadas", imitando parachoque retrátil, que o Anisio Campos desenhou e viraram moda nos Passat´s e Brasílias de todo o país ? ) - e diversos outros itens somente disponíveis nos carros estrangeiros que tinham importação proibida na época - sem contar ainda o "status" que dava a quem possuía um "Passat Dacon" ...

As modificações mecânicas iam desde carburações especiais até motores totalmente preparados. Havia também os SP-2 e as Brasília Dacon, muitas delas com toda a mecânica e componentes do Porsche 914 !

Mas foi em cima dos Passat´s que a Dacon desenvolveu um grande mercado em um trabalho de parceria do Paulo Goulart e Carol Figueiredo, com os modelos 180 S (820) e seu grande vidro traseiro, o 180 T (822) com capota targa, e o belíssimo 180 D (821), um três volumes de beleza incomparável, e algumas versões especiais como Limusine e Station-Wagon (só dois foram feitos). Todos estes podiam ser equipados e motorizados à gosto, contando com pinturas em cores especiais que só eles tinham na época.

No meio dos anos 80 Anisio Campos desenvolveu o Mini-Dacon, carro urbano com design elogiado até por publicações alemãs da época e duas vezes capa da revista 4 Rodas.

Já no inicio dos anos 90 foi criada a PAG - Projects d’Avant Gard - ou as iniciais de "Paulo de Aguiar Goulart," que, em parceria com Anisio Campos, criou o PAG (que o Anisio apelidou de "Fimose"), montado sobre plataforma Voyage e com inspiração no Porsche 928; os NICK, os Chubby, todos eles em várias versões derivadas da Saveiro e do Voyage. Estes também contavam, como os seus antecessores, com grande gama de componentes mecânicos e de acabamento.

O Edifício Dacon, inaugurado no início dos anos 80, veio trazer a opulência das torres de vidro para São Paulo. Formado por uma torre cilíndrica de 96 metros de altura com vidro japonês esverdeado, tornou-se símbolo de sofisticação e de poder no começo daquela década. Tinham escritórios na Tôrre, entre outros, o ex-ministro (já falecido) Dílson Funaro, o ex-ministro Ozires Silva, a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello.


Nota da Obvio ! : Nós todos temos certeza que o Paulo Goulart - ainda mais agora junto com o Rodolpho Olival Costa - "mexe seus pauzinhos" lá de cima, para que nosso projeto esteja sempre no caminho certo...

PAULO GOULART: UM MAESTRO COM OS INSTRUMENTOS CERTOS ...

Paulo com Nelson Piquet e outros amigos, todos no terraço na Dacon,

para verem a primeira volta do 828 pela Avenida 9 de julho.

A vocês todos envolvidos no projeto da OBVIO !, muito sucesso e que ele tenha o mesmo carisma e graça que seu percursor, o 828 teve, pois como sou irmão do Marcos Pettinati, trabalhei na DACON, onde acompanhei todo o nascimento deste carrinho.

Lembro-me ainda hoje emocionando o dia em que colocamos os carros prontos na loja, numa madrugada, com todas as luzes da concessionária apagadas, tendo somente as luzes dos faróis dos pequenos carrinhos iluminando o "show-room".

Paulo Goulart, como um maestro regendo uma orquestra, direcionava a colocação dos carrinhos dentro da loja. Nisso os curiosos iam parando seus carros na Av.Cidade Jardim , e, não acreditando no que viam perguntavam curiosos do que se tratava...

A curiosidade aumentava até que acendemos as luzes e aí vocês podem imaginar o que aconteceu...

creditos :http://www.obvio.ind.br/Historia%20da%20DACON.htm

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